Principais Métricas A Serem Analisadas No Seu Negócio
- Bruner Cardoso
- 11 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Existe um dito popular que diz: "Contra fatos não há argumentos", e eu reafirmo que, contra números, não há argumentos. Os números não mentem e eles mostram muita coisa sobre o seu negócio.
Você tem um olhar analítico? Consegue identificar todas etapas do funil e ver onde está o erro no processo?
Vou te mostrar aqui algumas métricas que você precisa se atentar durante todo seu processo de jornada de compra do cliente.
ENTENDENDO A JORNADA
Em um e-commerce normal, o cliente percorre toda uma jornada desde o primeiro contato que ele tem com você até o momento em que ele compra. Essa jornada é mais ou menos assim:

Pra esse funil funcionar perfeitamente, você precisa de basicamente DUAS coisas: Pessoas qualificadas entrando no topo, e uma boa taxa de conversão no fim.
Vou te ensinar a identificar se esses dois pontos no seu funil, estão funcionando perfeitamente.
1° - PESSOAS ENTRANDO NO TOPO
Algumas métricas que você precisa se atentar para ter uma boa taxa de entrada no topo do funil, é primeiramente o CPM e o CPS.
CPM é o custo por mil impressões, que na verdade é quanto você está pagando no leilão para aparecer pra mil pessoas.
Quando seu CPM está caro, automaticamente você vai precisar de muita verba pra conseguir alcançar mais pessoas e fazer com que elas entrem no seu funil. O CPM está diretamente ligado a qualidade do seu público.
Não é regra, mas geralmente, CPM muito barato, seu público pode estar muito amplo ou muito "nada a ver". Já quando o CPM está caro demais, você pode estar anunciando para um público muito pequeno ou restrito demais.
Já o CPS é o custo por sessão. Basicamente, quanto você está pagando para cada pessoa ver sua página.
Muito cuidado pois um CPS altíssimo nos diz duas coisas. O criativo que você está usando para chamar a atenção do público não está muito atraente e a página pra onde esse público está sendo direcionado pode estar com um tempo de carregamento muito alto.
Alinhando essas duas métricas, você consegue alcançar muitas pessoas e ter boa taxa de entrada no topo do seu funil.
2° TAXA DE CONVERSÃO
Não vai adiantar nada ter muita gente entrando e pouca convertendo. Estima-se que a média mínima aceitável de um e-commerce é de 1% de taxa de conversão.
Abaixo disso, é aconselhado revisar todo processo dentro do seu e-commerce:
Layout
Comunicação visual
Diagramação do site
Páginas extras
Políticas
Fotos profissionais
Descrição rica em detalhes
Frete (Prazo e preço saudável)
Checkout transparente e simplificado
Boas condições de pagamento
Após uma revisão minuciosa de todo esse processo, buscando sempre entender a linguagem do seu público alvo para conseguir alinhar isso com a comunicação do seu site, não tem como não conseguir uma boa taxa de conversão.
BÔNUS EXTRA
E se eu te entregasse GRÁTIS, uma planilha onde você vai simplesmente colocar nela 5 números referentes as métricas do seu negócio, e ela vai te mostrar qual a porcentagem real de cada etapa do funil no seu e-commerce e qual seria a ideal? Você gostaria?
Você só precisa inserir 5 informações no campo em Laranja e a planilha te entrega as demais informações.
Analise em qual etapa do funil seu e-commerce está com uma porcentagem ruim e aplique algumas das dicas que compartilho nesse Blog para poder aperfeiçoar seu negócio.
Clique aqui, para fazer download da planilha agora mesmo. É Grátis
Comments